ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



26.8.10

Simples, mas com segredo.




Aos poucos, o lado positivo da rotina começa a sobrepor-se ao típico trauma pós-férias.
Coisas boas como esta salada também ajudam.
Acho que podia comê-la todos os dias.
À partida não parece ter segredos, uma salada de alface básica, com uns apontamentos de queijo e nozes, mas... há algo no tempero que para mim faz toda a diferença: vinagre de mel e alecrim. O meu é da Apiagro e foi-me oferecido pela minha querida colega P.
Já tinha ouvido falar em vinagre de mel, mas nunca tinha experimentado.
Agora estou completamente rendida, sobretudo quando se junta ao queijo de cabra e às nozes. Delicioso.

Salada de verdes com queijo de cabra, nozes e vinagre de mel

Alface
Rúcula
(costumo usar, mas desta vez não tinha)
Queijo fresco de cabra
Nozes
Azeite
Vinagre de mel
Flor de sal


Quanto às quantidades, bem, já sabem que faço (quase) tudo a olho...

Lavar a alface e a rúcula (esta normalmente compra-se em pacotes já pré-lavada, mas como não gosto do cheiro da rúcula ensacada costumo passá-la por água e assim também elimino os químicos, ou pelo menos parte deles, usados na desinfecção industrial).
Partir a alface aos pedaços e colocar numa taça. Juntar a rúcula, o queijo partido em pedacinhos e as nozes partidas grosseiramente (reservando algumas para polvilhar por cima antes de servir).
Temperar com azeite, vinagre de mel e flor de sal. Envolver bem e servir com as nozes reservadas por cima.

5 comentários:

Miguel disse...

Olá Teresa,
Como eu quase toda a gente de compreende... stress pós-férias é quase um stress pós traumático mas ao contrário... Amiga, custa voltar à rotina mas enquanto não nos sai o Euromilhões...

Saladas, saladas, saladas... acho devíamos promover mais, usar e abusar. Enquando que aqui em Portugal à uns anos só se via a alfacezinha e o tomate cortado já no estrangeiro me fartava de invejar legumes de todas as formas.
Hoje já é bastante diferente mas é uma pena tanta gente não conseguir por uma folha verde na boca. Os legumes são essenciais e tem uma infindável variedade de cores, formas sabores, molhos que se podem usar, etc.

O tal vinagre de mel encontra-se facilmente em lojas? Imagino que só em locais tipo gourmet?

Unknown disse...

Bela saladinha. Uma optima sugestao para o calor que ainda se faz sentir.

Beijinhos e bom fds

Isabel (pipoka) disse...

Também sou adepta das coisas simples, mas gosto de lhes dar... como dizem os ingleses: um twist. Esse vinagre de mel deve dar um sabor bem especial à salada. Óptima dica.

bjs

Teresa Rebelo disse...

Como já comentei no blog do Miguel, julgo que este vinagre já pode ser encontrado nas áreas gourmet dos hipermercados e não só em lojas especializadas. Como este foi oferecido, ainda não tive necessidade de andar à procura :-)
Teresa

moranguita disse...

ai eu ainda ando nostress das ferias:-(
uam semana depois de voltar e ainda ando a dormir
lol
a saladinha esta optima
beijinhos